
Pois é, depois de um fim e início de semana doente, sentindo os efeitos de uma gastroenterite infecciosa, retorno às postagens aqui no blog, comentando de uma outra doença, esta respiratória: A GRIPE SUÍNA.
O mundo inteiro está assustado com o surto da doença e seus riscos. Assunto de todos os noticiários, programas de TV, imprensa escrita, escolas, residências, enfim, não se fala em outra coisa. E não é pra menos: a doença se alastra pelas regiões afetadas (México, EUA) e é difícil contê-la. Num mundo em que o lema é a GLOBALIZAÇÃO, como "convencer" o vírus influenza causador da doença a ficar isolado?
Medidas de proteção, tais como uso de máscaras, lavagem das mãos com freqüência, monitoramento de pessoas vindas de áreas infectadas e seu isolamento, são tomadas em diversos países no mundo, inclusive no Brasil. Sim, no Brasil. E todos nós ficamos muito traquilos com a eficácia dessas medidas protetivas em nosso país, haja vista as recentes experiências com o surto de Dengue e os resultados eficazes obtidos. (?!) Ah, o governo declarou que se houver epidemia há remédios e leitos separados nos hospitais pra todo mundo. Ufa! ... Isso é sério?
Por isso, nesta manhã de recuperação para mim e para muitas pessoas também, a melhor receita é o RISO. RIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO. É verdade! Inúmeros estudos de Universidades Americanas e Brasileiras (Universidade de Wisconsin, Maryland e Unicamp, por exemplo) comprovam que ser bem-humorado significa perceber que a maior parte das situações que vivemos não é nem muito importante, nem muito séria, nem muito grave. Rir oxigena o sangue e faz pensar melhor. Quem é mais triste apresenta uma atividade maior na parte frontal direita do córtex cerebral. Isso mexe com os neurotransmissores, as substâncias produzidas e liberadas ali, e reduz a produção de células de defesa do organismo. Assim, o bom humor é uma forma descontraída de prevenir gripes e resfriados. (...) Huuuuummmm...
... Opa! Seria essa a solução? :)
Bom, como adoro a transformação de sofrimento em arte, achei que a charge acima, de autoria de Amarildo, feita originalmente para A Gazeta, poderia ser um bom início de tratamento. Decidi, então, compartilhá-la com vocês. Espero que gostem. Até! :)